MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO (MDL)

OS DOCUMENTOS RELACIONADOS AO PROJETO PODEM SER ENCONTRADOS AQUI

CONSULTA PÚBLICA

A Clean Sistemas de Automação Industrial Ltda vem apresentar o programa de atividades (PoA) denominado: Troca de combustível, eficiência energética e energia renovável em Indústrias Cerâmicas Vermelhas, desenvolvido no âmbito do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), com a inclusão do Brasil como país anfitrião.

O programa de atividades incorpora, dentro de um só programa, um número ilimitado de atividades com as mesmas características (um guarda chuva de atividades de projetos). O PoA permite a inclusão posterior de projetos MDL, chamados CPAs (CPA – CDM Project Activity, Atividade de Projeto MDL). O programa aqui apresentado terá duração de 7 anos, 3 vezes renovável, ou seja, terá um tempo de 28 anos de vida.

O Programa englobará os biomas Amazônia e Cerrado. Será desenvolvido com uma metodologia aprovada no âmbito do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) AMS.III.Z, para a contabilização da redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). A atividade de projeto, que será incluída dentro do Programa, poderá acontecer com a troca de combustível e com o ganho de eficiência energética, que trarão maior sustentabilidade às cerâmicas vermelhas.

Desta maneira, o Programa envolverá projetos de substituição de combustível em cerâmicas vermelhas que utilizam combustível fóssil ou biomassa não renovável, e que passarão a utilizar biomassa renovável, o que reduz as emissões de GEE.

A troca de combustível dentro das cerâmicas vermelhas garante a redução do desmatamento nos biomas onde o programa de atividades (PoA) abrangerá. Com a substituição de combustível e a troca de fornos cerâmicos ineficientes pelo forno Clean, as cerâmicas vermelhas terão uma grande melhoria da eficiência energética no processo produtivo, acarretando na redução de emissões de GEEs.

Sobre a consulta pública do Programa de Atividades:

Durante o mês de Agosto, o Documento de Concepção do Programa será disponibilizado para consulta pública, permitindo que pessoas e entidades interessadas tenham a chance de conhecer e comentar sobre o programa, acessando o site:

www.c-lean.com

Solicitamos a participação de todos os interessados nesta atividade. Sua participação contribuirá para um melhor enquadramento do programa e ampliação dos seus efeitos e benefícios. Os interessados poderão expressar suas dúvidas e opiniões e também solicitar uma cópia impressa do Documento de Concepção do Programa a qualquer momento, entrando em contato com:

Clean Sistemas de Automação Industrial Ltda

Responsável: Stefano Merlin

Rua Doutor Bacelar, 368. Conj. 23

Vila Clementino – CEP 04.026-001

São Paulo – SP

Telefone: (11) 2649-0036

E-mail: stefano@c-lean.com